O que são tablaturas?
Tablatura (tablature ou tabulature ou tab em inglês) é um método usado para transcrever música que pode ser tocada em instrumentos de corda como violões, guitarras, baixos, violas e também em outros instrumentos como gaita e bateria. Ao contrário das partituras que exigem maior conhecimento de música e bastante treino, as tablaturas são voltadas para o músico iniciante ou prático.
Já uma tablatura, método de transcrição que serve apenas para instrumentos de corda como a viola caipira, não indica diretamente a nota que deve ser tocada e sim qual corda deve ser ferida e em qual traste. Obviamente torna-se assim muito mais útil ao músico iniciante ou prático. Por outro lado a tablatura tem a grande desvantagem de exigir que o músico conheça a música que deseja tocar visto que a mesma indica geralmente apenas as notas e não a duração de cada uma ou o tempo da música.
Além das notas a serem feridas a tablatura indicará quando devem ser usadas técnicas como bends, slides, hammer-ons, pull-offs, harmônicos e vibrato.
Como ler tablaturas?
O conceito básico da tablatura é apresentar no papel um conjunto de linhas que representam as cordas do instrumento. Sendo assim para uma viola comum você terá cinco linhas. O princípio é o mesmo para qualquer quantidade de cordas.
Uma tablatura vazia de viola apresenta-se da seguinte forma:
120 bpm
1
B |-----|
G |-----|
D |-----|
A |-----|
E |-----|
Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.
2
B |----------------------------------|
G |----------------------------------|
D |----------------------------------|
A |----------------------------------|
E |----0--1--2--3--------------------|
1
O exemplo acima indica as seguintes notas (uma de cada vez) na ordem:
- corda mais grossa deve ser tocada solta (0)
- depois a mesma corda deve ser tocada no primeiro traste (1)
- depois a mesma corda deve ser tocada no segundo traste (2)
- depois a mesma corda deve ser tocada no terceiro traste (3)
3
B |------|---------11---------9-----------2---------5---------4---------7---------2---------5--------4----|-------|
G |------|---------12---------10----------3---------7---------5---------9---------3---------7--------5----|-------|
D |------|------------------------------------------------------------------------------------------------|-------|
A |------|-----0-----------0----------0----------0--------0----------0---------0---------0--------0-------|-------|
E |------|--0-----------0----------0---------0---------0----------0---------0--------0---------0----------|-------|
2
4
B |----------|------------7-----------9---------------11-----------------12--------|--------|
G |----------|------------9-----------10--------------12-----------------12--------|--------|
D |----------|-----------------------------------------------------------12--------|--------|
A |----------|-------0-------------0--------------0---------------0------12--------|--------|
E |----------|---0-------------0--------------0--------------0-----------12--------|--------|
3
O exemplo acima é da música Pagode em Brasilia
Nos exemplos acima as notas são tocadas uma de cada vez. Quando duas ou mais notas (obviamente em duas ou mais cordas) devem ser tocadas de uma só vez (formando um acorde) a indicação é conforme abaixo:
5
B |---5-----------|
G |---5-----------|
D |---5-----------|
A |---5-----------|
E |---5-----------|
4
ACORDE DE LÁ
Note que este é um acorde lá maior. Note que estando na mesma coluna as notas devem ser tocadas todas de uma só vez indicando um acorde. Apenas devem ser tocadas as cordas marcadas (no exemplo acima todas). Uma linha vazia indica que a corda não deve ser tocada. Um número zero indica que a corda deve ser tocada solta. Embora possam indicar acordes o mais comum é que as tablaturas sejam usadas para solos ou riffs enquanto os acordes são indicados por cifras.
Embora de maneira geral as tablaturas não indiquem o tempo de duração das notas e o intervalo entre elas, o espaçamento entre as colunas pode ser usado para dar alguma idéia sobre tempo e duração conforme o exemplo abaixo. Tratam-se das primeiras da musica Pé de Ipe de Tonico e Tinoco.
Notações usadas em tablaturas
Além dos números que apenas indicam qual corda deve ser ferida em qual casa (traste) existem algumas letras e simbolos comumente usadas para notar determinadas técnicas. Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:
b ? bend
^ ? fazer um ligado
r ? soltar o bend
/ ? slide para cima (pode ser usado s)
\ ? slide para baixo (pode ser usado s)
~ ? vibrato (pode ser usado v)
t ? tap
x ? tocar a nota abafada (som percusivo)
Notação de ligados
O ligado consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.
6
B |-----------------------------------------------------|
G |-----------------------------------------------------|
D |-----------------------------------------------------|
A |------------5--7-----------5--7----------------------|
E |-----0--0-----------0---0----------------------------|
5
No exemplo acima após ferir a corda grossa solta duas vezes o músico deverá ferir a segunda corda na quinta casa e imediata e vigorosamente apertar a mesma corda (segunda) duas casas a frente (sétimo traste), fazendo a corda soar apenas com a martelada e sem auxílio da mão direita. Depois repita a sequência.
Mais um exemplo de ligados
7
B |-----3---0-----------------------------------------|
G |------------3--0-----------------------------------|
D |-------------------2--0----------------------------|
A |-------------------------2-------------------------|
E |---------------------------------------------------|
6
Notação de bends
Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.
8
B |-----------------------------------------|
G |-------7--9------------------------------|
D |-----------------------------------------|
A |-----------------------------------------|
E |-----------------------------------------|
7
No exemplo acima a corda deve ser tocada no sétimo traste e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada no nono traste (um tom acima). Note que o dedo do musico continuara na sétima casa. O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).
9
B |---------------------------------------------|
G |-------7--9--9--7----------------------------|
D |---------------------------------------------|
A |---------------------------------------------|
E |---------------------------------------------|
8
No exemplo acima é indicado depois do bend inicial que ele deve ser soltado. O músico deve ferir a corda na sétima casa, fazer um bend de um tom inteiro (equivalente a subir duas casas), ferir novamente a corda e soltar o bend (de forma que a corda volte a sua posição e nota originais).
Outros exemplos: bends podem ser de meio tom (7r8, equivalente a uma casa), de um quarto de tom (7r7.5, equivalente a meia casa) e assim por diante. É comum não ser indicado o valor (7b por exemplo) e nestes casos é preciso ouvir a música para saber o valor do bend.
Notação de Slides
Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.
10
B |-----------------------------------------|
G |-------7--9------------------------------|
D |-----------------------------------------|
A |-----------------------------------------|
E |-----------------------------------------|
9
O exemplo acima indica que a corda deve ser ferida na sétima casa e imediatamente o dedo que aperta a corda nesta casa deve deslizar para a nona casa enquanto a nota continua soando (aumentando portanto um tom).
Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:
11
B |-----------------------------|
G |-----7--7--------------------|
D |-----------------------------|
A |-----------------------------|
E |-----------------------------|
10
Neste caso a nota deve inicialmente ser ferida em alguma das primeiras casas e deslizada até a sétima casa, posteriormente sendo deslizada de volta para as primeiras casas. Novamente é necessário conhecer a música que se deseja tocar de forma a saber o tamanho do slide.
Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser ferida.
12
B |----------------------------------------------------|
G
|-------7--9--11--9--7--6--7-------------------------|
D |----------------------------------------------------|
A |----------------------------------------------------|
E |----------------------------------------------------|
11
Notação de Vibrato
O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).
13
B |-------------------------------|
G |-------------------------------|
D |-------------------------------|
A |-------2--5--------------------|
E |----3--------------------------|
12
Neste caso a última nota deve sofrer vibrato. É necessário conhecer a música em questão para saber como este vibrato deve ser efetuado.
Notação de Tap
Tap ou tapping consiste em fazer soar notas feridas com a mão direita apertando as cordas nos trastes. É técnica geralmente usada por guitarristas rápidos como Eddie Van Hallen entre outros. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento.
14
B |----------------------------|
G |---13-----------------------|
D |--------12------------------|
A |------------12--------------|
E |----------------------------|
13
No exemplo acima as notas devem ser feridas pela mão direita do músico simplesmente apertando as cordas vigorosamente nos trastes indicados.
ABRAÇOS A TODOS,
LUCAS MARTINS
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